Os processos básicos de Gestão de Pessoas é dividido em 6 são eles:
Processo de AGREGAR PESSOAS, APLICAR PESSOAS, DESENVOLVER PESSOAS, MANTER PESSOAS, MONITORAR PESSOAS,RECOMPENSAR PESSOAS.
mas nesta postagem vou esta explicando um pouco do processo de recompensar Pessoas, consequêntimente estarei postando os demais.
O processo de Recompensar pessoas Compreende:
Processo de AGREGAR PESSOAS, APLICAR PESSOAS, DESENVOLVER PESSOAS, MANTER PESSOAS, MONITORAR PESSOAS,RECOMPENSAR PESSOAS.
mas nesta postagem vou esta explicando um pouco do processo de recompensar Pessoas, consequêntimente estarei postando os demais.
O processo de Recompensar pessoas Compreende:
1- Remuneração
2- Programa de incentivo
3- Beneficios e serviços
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos.
a palavra RECOMPENSA significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém.
Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas
aos objetivos e à lucratividade da organização, por outro lado, as recompensas
afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos
básicos do desenho e administração do sistema de reccompensas.
Os sistemas de recompensa desenvolvidos pelas organizações são grandes e de
variabilidade enorme. Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e
rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto
outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para
incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.
NA ABORDAGEM TRADICIONAL:
Ø Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas
exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais;
Ø A remuneração obedece padrões rígidos e imutáveis, atende
a processos padronizados de avaliação de cargos, dentro de uma política de
generalização que se aplica a todos os funcionários – indistintamente – sem levar
em conta suas diferenças individuais e desempenho.
Ø A remuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com
ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estatísticos.
NA ABORDAGEM MODERNA:
Ø Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas por
uma enorme variedade de incentivos (salários, objetivos, metas a atingir,
satisfação no cargo e na organização, necessidade de auto-realização, etc)
Ø A remuneração obedece esquemas flexíveis, atende a
processos personalizados, dentro de uma política de adequação às diferenças
individuais entre as pessoas e seus desempenhos.
Ø A remuneração e baseada nas metas e resultados a serem
alcançados pelas pessoas, com ênfase no desempenho futuro e em valores
variáveis e flexíveis.
A REMUNERAÇÃO TOTAL DE UM FUNCIONÁRIO, é constituída dos 3 componentes
abaixo, mas, a proporção relativa a cada um dos 3 componentes varia de
organização para organização.
a) Remuneração básica (salário mensal ou salário hora)
b) Incentivos salariais (bónus, participação nos lucros, etc)
c) Benefícios (seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas, etc).
AS RECOMPENSAS ORGANIZACIONAIS
PODEM SER CLASSIFICADAS COMO:
FINANCEIRAS DIRETAS - Salários,Prêmios, Comissões
FINANCEIRAS INDIRETAS - Dsr, Férias, Gratificações, Gorjetas, Hora Extra, 13º salário, Adicionais
NÃO FINANCEIRA - Oportunidade de desenvolvimento, Reconhecimento e auto-estima, Segurança no emprego, Qualidade de vida no Trabalho, Orgulho da Empresa e do trabalho, Promoções, Liberdade e autonomia no trabalho.
Salário é a contraprestação
pelo trabalho de uma pessoa na organização. A remuneração constitui tudo quanto
o empregado aufere como consequência do trabalho que realiza em uma
organização. A remuneração é gênero e o salário é espécie.
CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE REMUNERAÇÃO
A construção do plano de
remuneração requer certos cuidados pois provoca forte impacto nas pessoas e no
desempenho da organização pelos seus efeitos e consequências. O desenho do
sistema de remuneração oferece 2 desafios principais:
de um lado, deve capacitar a organização para
alcançar seus objetivos estratégicos.
de outro lado, deve ser moldado e
ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a
envolve.
Critérios para construção de um plano de remuneração:
1) Equilíbrio INTERNO versus equilíbrio
EXTERNO
Observar a justiça distributiva
salarial dentro da organização – as pessoas estarão satisfeitas quando percebem
que são pagas equitativamente em relação aos colegas com trabalho similar.
Observar o salário pago pelo
mercado de trabalho – fixar salários conforme as ocupações similares de outras
organizações do mesmo ramo de atividade.
A equidade externa alinha os
salários da organização com os do mercado de trabalho.
2) Remuneração fixa ou remuneração variável
A remuneração pode ser paga em
uma base fixa (salário mensal ou por hora) – ou pode variar conforme critérios
previamente estabelecidos como metas e lucros da organização.
A remuneração pode enfatizar o
desempenho e remunerá-lo de acordo com as contribuições individuais ou grupais
(ganho baseado por unidades produzidas, comissões de vendas, prémios por
redução de custos, bónus por atendimento perfeito ao cliente, pagamento de
mérito baseado na avaliação de desempenho).
A remuneração por tempo de casa
proporciona um salário em função do cargo, acrescido de um valor adicional
pelos anos de trabalho na casa (ATS)
4) Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa
A compensação pode focalizar
como um cargo contribui para os valores da organização OU como os conhecimentos
e compentênicas da pessoa contribuem para o trabalho ou organização.
O sistema tradicional
privilegia o salário pela remuneração do cargo e não como o trabalhador o
desempenha. O cargo representa a unidade de análise para se determinar a
estrutura salarial, ou seja, é o cargo de interessa e não o seu ocupante.
Esse tipo de critério funciona
bem quando:
a) Os cargos não mudam (não são
variáveis);
b) A tecnologia é estável;
c) A rotatividade é baixa;
d) Os colaboradores recebem
treinamentos intensivos para aprender as tarefas;
d) Os cargos são padronizados
no mercado de trabalho;
e) As pessoas desejam crescer
através de promoções na carreira.
O sistema de remuneração
baseada nas competências se baseia nos talentos que as pessoas devem possuir
para serem aplicados a uma variedade de tarefas e situações. A remuneração aumenta na medida em que a
pessoa se torne capaz de desempenhar mais atividades com sucesso.
É indicada quando:
a) A força de trabalho é
educada e possui capacidade e vontade de aprender novas tarefas;
b) A tecnologia e a estrutura
organizacional mudam constantemente;
c) A oportunidade para
mobilidade vertical são limitadas;
d) A participação e o espírito
de equipe são encorajados na organização;
e) Os custos de rotatividade e
absenteísmo em termos de perdas de produção são elevados.
5) Igualitarismo ou elitismo
todos os colaboradores
participam do mesmo sistema de remuneração e os planos de participação nos resultados
fixam a mesma percentagem para todos os funcionários, do topo até a base da
organização.
ELITISMO - A remuneração
estabelece diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de
funcionários.
É utilizado em organizações
mais velhas, bem estabelecidas no mercado e com pequena competitividade. O
elitismo reforça a tradicional hierarquia da organização.
A TENDÊNCIA ATUAL SE MOVE PARA O SISTEMA IGUALITÁRIO, uma vez que
neste, se dá pouco importância aos níveis hierárquicos, proporciona flexibilidade
e encoraja maior relacionamento entre subordinados e gerentes, além de maior
cooperação entre os colaboradores.
6) Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado
Os funcionários podem ser
remunerados em un nível abaixo ou acima do mercado de trabalho.
Essa escolha afeta os custos da
organização e a satisfação dos trabalhadores.
A decisão de pagar abaixo do
mercado é comum em organizações pequenas, jovens e não sindicalizadas e que
operam em áreas económicas pouco desenvolvidas.
A decisão de pagar acima do
mercado é comum em organizações que procuram reter e motivar seus colaboradores
e minimizar os custos de rotatividade e absenteísmo.
7) Prêmios monetários ou prémios não-monetários
O plano de remuneração pode
enfatizar colaboradores motivados através de recompensar monetárias (salários,
prémios salariais, etc) ou pode enfatizar recompensar não-monetárias como
trabalhos mais interessantes ou segurança no emprego.
Prêmios monetários são dados em
dinheiro e reforçam a responsabilidade e o alcance individual de objetivos.
Predominam em organizações:
Prêmios não-monetários reforçam
o comprometimento dos funcionários com a
organização. São intangíveis e incluem trabalho interessante e reconhecimento
público. Podem ser transformados em dinheiro no futuro ( aquisição de ações da
companhia e planos de aposentadoria ).
8) Remuneração aberta ou remuneração confidencial
REMUNERAÇÃO ABERTA – Todos os
colaboradores têm acesso às informações sobre remuneração de outros colegas e
como as decisões salariais são tomadas. Este tipo de remuneração é mais bem-sucedida
nas organizações com grande envolvimento dos funcionários e com um cultura
organizacional igualitária que promove confiança e comprometimento.
a) Quando os salários são
secretos as pessoas se sentem mais sub-recompensadas do que realmente são, e os
gerentes precisam se cercar de cuidados para não haver vazamento de
informações;
REMUNERAÇÃO CONFIDENCIAL – O
acesso às informações sobre remuneração é evitado entre os funcionários.
9) Centralização ou descentralização das decisões salariais
É apropriado quando a
organização considera prudente atribuir a responsabilidade a especialistas
pelos registros e controles, pesquisas salariais e administração de benefícios
para enfrentar desafios legais e trabalhistas.
NO SISTEMA DESCENTRALIZADO – as
decisões são delegadas aos gerentes de linha. O Rh apenas define as políticas e
dá as diretrizes básicas e as monitoram.
PROGRAMAS DE INCENTIVO
Não basta remunerar as pessoas
pelo seu tempo dedicado à organização. Isso é necessário, mas insuficiente. É
preciso incentivá-las continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassarem
o desempenho atual e alcançarem metas e resultados desafiantes formulados para
o futuro.
O que se pretende com os incentivos ? Quase sempre é incentivar alcance de objetivos e entrega
de resultados. E o foco ? No
desempenho do cargo ou na oferta de competências individuais.
A recompensa ou incentivo é
alguma gratificação, tangível ou intangível (salário, benefícios, reconhecimento,
promoções, prémios, etc) em troca da qual as pessoas se tornam membros da
organização – parceiros e, uma vez decididos em se tornar parceiros contribuem
com tempo, dedicação, esforços ou outros recursos pessoas.
Toda organização precisa cuidar
da balança de inceitivos-contribuições. E o que significa essa balança ?
Significa que as pessoas e a organização estão engajadas em um sistema de
relações de intercãmbio: AS PESSOAS FAZEM CONTRIBUIÇÕES À ORGANIZAÇÃO E DELA
RECEBEM INCENTIVOS OU INDUZIMENTOS.
Assim:
1) Para as pessoas, as
contribuições que elas fazem à organização representam investimentos pessoais
que devem proporcionar certos retornos na forma de incentivos ou recompensar.
2) Para a organização, os
incentivos representam investimentos que também devem proporcionar retornos na
forma de contribuições das pessoas.
EXEMPLOS DE INCENTIVOS:
Remuneração variável, bônus
anuais, PLR, Distribuição de Ações ( o dinheiro do bónus é substituído por
papéis da companhia ), Opção de compra de ações da companhia (por preço
subsidiado).
Oferecer benefícios e serviços aos colaboradores é uma forma de recompensa.
Ano passado os benefícios estavam fortemente ligados ao paternalismo
existente nas organizações. Hoje, os benefícios fazem parte dos atrativos com
que as organizações atraem e retêm talentos.
A oferta de benefícios e
serviços prestados aos colaboradores influencia poderosamente no grau de
qualidade de vida na organização.
BENEFÍCIOS SÃO: certas regalias
e vantagens concedidas pela organização, a título de pagamento adicional dos
salários, à totalidade ou a parte de
seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que
faz parte integrante da remuneração do pessoal.
Ex.: Assistência
médico-hospitalar, seguro de vida, alimentação subsidiada, transporte, planos
de pensão ou aposentadoria, fornecimento de automóvel, casa, escola, clube,
cartão de crédito, passagens e estadas no período de férias.
Fonte: Apostila | <>
Olá. BRUNO, gostaria de saber seu nome completo, apenas para cita-lo em meu trabalho, desde já agradeço.
ResponderExcluirMuito útil Bruno Barros, gostaria apenas de saber qual foi a fonte que usou. Parece muito com a linha de pensamento de Chiavenato.
ResponderExcluirNão só parece, como é! Livro Gestão de Pessoas, 2ª edição, página 252.
ExcluirAno 2004.
Muito bom, obrigada pelo trabalho!
ResponderExcluirMuito útil!!
ResponderExcluirMuito bom, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirolá, alguém poderia ajudar-me em saber qual é a relevãncia que o sistema de recompensas tem no aspecto político, social e cultural?
ResponderExcluiras: Hugo Grottis
Olá Eu gostaria de saber se alguem pode indicar algumas empresas que fazem gestão de programa de incentivo e recompensas, gostaria de indicar na empresa. Obrigado.
ResponderExcluirbom trabalho.
ResponderExcluirMuito interresante! Obrigado por isso.
ResponderExcluirestou de final na cadeira de gestão, de tirar nota baixa vou reprovar na cadeira.. to estudando feito loco kkk
ResponderExcluirPreciso de uma resposta na área de recursos humanos em gestão adiministrativa
ResponderExcluirMuito interresante, bom trabalho
ResponderExcluirUma baita miscelânea de conceitos...
ResponderExcluirAdorei muito bom o livro
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