21 junho 2012

Modelo de Plano de Carreira



Bom pessoal nesta postagem vou colocar um modelo de como montar um plano de carreira,na verdade algumas perguntas de forma bem pessoal pra ser respondida e até mesmo de auto conhecimento.



PLANO DE CARREIRA

O ato de planejar induz, propicia e facilita a reflexão, promovendo o conhecimento e o auto-conhecimento fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo do conhecimento humano.


Portanto, planejar é refletir.

Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária. A gerência do planejamento o mantém constantemente atualizado e em sintonia com as mudanças de nossa realidade, conferindo-lhe maturidade e longevidade.

Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira

Originalmente um mapa é uma representação gráfica bidimensional de um todo ou fração territorial. É também o meio físico que utilizamos para registrar destinos e traçar rotas, e que pode também nos auxiliar a otimizar jornadas.
Planejar uma carreira é estabelecer um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançá-los. Algumas carreiras possuem mapas claros e pré-estabelecidos: alguns anos de estudo entre graduação e pós-graduação e um emprego aguardando na outra ponta são um começo bem interessante. Porém, mapas para carreira de certas profissões dificilmente são simples assim.
A grande vantagem de planejar a carreira através deste instrumento é poder visualizar e clarear conceitos e procedimentos, checando conhecimentos sobre mercado, carreira e inclusive sobre você mesmo. Um mapa de carreira normalmente é rico e dinâmico e não deve ser visto como algo imutável, como se fosse escrito sobre pedra. Pelo contrário: o mapa deve ter o mesmo dinamismo e velocidade de sua carreira.
Para facilitar e tornar didático o processo de construção de um mapa de carreira, podemos dividi-lo em 05 etapas:


1.Auto conhecimento

Chamamos de auto-análise. Reflete valores, sonhos,desejos,dons, habilidades, gostos pessoais, idéias, tendências, crenças e traços de personalidade.


2. Análise da Situação Atual

É a análise do contexto atual. Reflete onde estamos neste momento frente aos nossos desejos. Reflete o “estoque de recursos atual”,as competências percebidas, qualidades, potenciais, defeitos e limites.


3. Estabelecimento de objetivos

Descreve metas específicas, a síntese das competências desejáveis. É o desdobramento de nossos valores, sonhos, etc. Neste momento, sugerimos que se faça o “Mapeamento de Competências” atual X Mapa da situação ideal.


4. Definição de metas e estratégias

Este é o momento crucial. Esta etapa deve ser feita por meta, por atividade. Ex: Inglês – Quais são as possibilidades para que eu aprenda inglês? Quanto custa cada uma delas? Em quanto tempo estarei falando? Item por item, sucessivamente.


5. Gerenciamento do planejamento

Este é o momento de avaliar o andamento de seus projetos e checar como vão seus esforços para atingir suas metas.


segue abaixo as Perguntas:

AUTO-CONHECIMENTO


Quais são as características mais marcantes de sua personalidade?

 


Quais são os seus valores, as coisas que mais valoriza?

Quais são os seus talentos, habilidades mais distintas e diferenciadas? Que habilidades possui que o torna diferente das outras pessoas?

Quais são os seus pontos fortes? Liste pelo menos 5 qualidades. Seja sincero.

Quais são os seus pontos fracos, que merecem maior atenção e carecem de desenvolvimento? Liste pelo menos 5 questões que devem ser desenvolvidas



                                     ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL
Está empregado? Desempregado? Estudando? O que? Está “na sua área”? Faça um resumo da sua situação atual, uma breve descrição narrando as suas ocupações profissionais atuais, tais como trabalho, estudos, cursos, etc.



Qual é o seu grau de satisfação atual frente aos seus projetos? Está feliz com a faculdade ou escola e com o curso? Está satisfeito com o seu trabalho? Está se sentindo “em dia” com você mesmo? Descreva com suas próprias palavras.


DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
Quais são os seus sonhos? Quaisquer que sejam, mesmo aqueles que julga “inatingíveis”... Se você anda “sem sonhos”, isso é preocupante. Dê uma vasculhada em sua memória e se lembre dos seus desejos mais profundos.


Vamos transformar sonhos viáveis em objetivos.
As vezes um grande sonho se realiza com pequenas atitudes, objetivos diferentes visando um grande sonho.
Defina seus objetivos a curto prazo ( 03 meses a 01 ano):
1
2
3
4
5
Defina seus objetivos a médio prazo: (01 a 05 anos)
1
2
3
4
5
Defina seus objetivos a longo prazo: (05 a 10 anos)
1
2
3
4
5
Neste momento, classifique seus objetivos de curto e médio prazo como PRIORITÁRIOS, IMPORTANTES E DESEJÁVEIS. Esta priorização é importante para o estabelecimento das metas e estratégias.
Imagine agora que você está dois anos à frente do momento atual e responda às questões abaixo. Ao fazer este exercício, seja sincero, imagine a tendência e não o sonho isolado.
Como estarei no ano de 2______?



VIDA FAMILIAR:
SAÚDE:
VIDA PROFISSIONAL:
VIDA SOCIAL E LAZER:
VIDA FINANCEIRA:



DEFINIÇÃO DE METAS E ESTRATÉGIAS
Pergunta objetiva e direta: Qual é o primeiro passo que você deve dar em direção aos seus objetivos prioritários?
Este é o momento em que o sonho distante se transforma em um objetivo concreto.
Para cada objetivo identificado anteriormente, vamos estabelecer metas específicas,
desdobrando cada item em sub-itens de menor escala:
OBJETIVO:
ESTRATÉGIAS POSSÍVEL DIFICULDADE PRAZO
OBJETIVO:
ESTRATÉGIAS POSSÍVEL DIFICULDADE PRAZO
OBJETIVO:
ESTRATÉGIAS POSSÍVEL DIFICULDADE PRAZO
OBJETIVO:
ESTRATÉGIAS POSSÍVEL DIFICULDADE PRAZO
OBJETIVO:
ESTRATÉGIAS POSSÍVEL DIFICULDADE PRAZO

GERENCIAMENTO DO PLANEJAMENTO
Nesta etapa, é sugerida a avaliação semestral ou anual dos objetivos propostos frente às ações executadas. Refaça os planos, faça uma redefinição de prazos, elimine tarefas já cumpridas e estabeleça novas metas e estratégias. Lembre-se que o Plano é dinâmico, deve se movimentar como a sua própria vida.



Fonte: Prof. Macsuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário